domingo, 10 de abril de 2022

Características Secundárias

   “Características secundárias” são valores que dependem diretamente de seus atributos. Você pode aumentar ou diminuir esses valores ajustando seus atributos.

    Pontos de Vida (PV) representam a capacidade do seu corpo de sofrer lesões. Você tem PV igual à sua FR. P. ex., FR 10 dá 10 PV.

    Vontade (Von) mede sua capacidade de resistir ao estresse psicológico (lavagem cerebral, medo, hipnotismo, interrogatório, sedução, tortura, etc.) e sua resistência a taques sobrenaturais (magia, psiquismo, etc.). Von é igual à IT. Von não representa resistência física – compre SU para isso!

    Percepção (Per) representa seu estado de alerta geral. A MJ faz uma “Jogada de Sentido” contra sua Per para determinar se você notou algo. Per é igual a IT.

    Pontos de Fadiga (PF) representam o “suprimento de energia” do seu corpo. Você tem PF igual à sua SU. P. ex., SU 10 dá 10 PF.

    Rapidez Básica (RB) é uma medida de seus reflexos e rapidez física geral. Isso ajuda a determinar sua velocidade de corrida, sua chance de se esquivar de um ataque e a ordem em que você age em combate (uma RB alta permitirá que você “reaja” a seus inimigos).

    Para calcular a RB, some sua SU e DS e divida o total por 4. Não arredonde. Um 5,25 é melhor que um 5!

    Esquiva: Sua defesa de Esquiva (v. Esquivando) é igual à RB + 3, eliminando todas as frações. Por exemplo, se sua RB é 5,25, sua Esquiva é 8. Você deve jogar abaixo de sua Esquiva em 3d para se esquivar ou desviar de um ataque.

    Moção Básica (MB) é sua velocidade no solo em metros por segundo. Isto é o quão rápido você pode correr (embora você possa ir um pouco mais rápido numa “carreira” em linha reta; v. Correndo).

    MB começa igual a RB, menos quaisquer frações; por exemplo, RB 5,75 dá MB 5. Uma pessoa comum tem MB 5; portanto, ela pode correr cerca de 5 m/s se não estiver sobrecarregada.


Dano

    Sua FR determina quanto dano você causa em combate desarmado ou com uma arma branca. Dois tipos de danos derivam da FR:

    Dano de Bote (abreviado como “BOT”) é o seu dano básico com um soco, chute ou mordida, ou um ataque com uma arma de ponta, como uma lança ou uma rapieira.

    Dano de Balanço (abreviado como “BAL”) é o seu dano básico com uma arma de balanço, como um machado, clava ou espada – qualquer coisa que atue como uma alavanca para multiplicar sua FR.

    Consulte a tabela a seguir para seus danos básicos. Isso é dito no formato “dado+bônus”.


Tabela de Dano



   Em sua ficha de personagem, anote BOT seguido de BAL, separado por uma barra; p. ex., se você tem FR 13, você anota “Dano 1d/2d-1”.

Habilidades

Uma “habilidade” é um tipo particular de conhecimento; p. ex., caratê, física, mecânica automotiva ou um feitiço mortal. Cada habilidade é ...