“Características secundárias” são valores que dependem diretamente de seus atributos. Você pode aumentar ou diminuir esses valores ajustando seus atributos.
Pontos de Vida (PV) representam a capacidade do seu corpo de sofrer lesões. Você tem PV igual à sua FR. P. ex., FR 10 dá 10 PV.
Vontade (Von) mede sua capacidade de resistir ao estresse psicológico (lavagem cerebral, medo, hipnotismo, interrogatório, sedução, tortura, etc.) e sua resistência a taques sobrenaturais (magia, psiquismo, etc.). Von é igual à IT. Von não representa resistência física – compre SU para isso!
Percepção (Per) representa seu estado de alerta geral. A MJ faz uma “Jogada de Sentido” contra sua Per para determinar se você notou algo. Per é igual a IT.
Pontos de Fadiga (PF) representam o “suprimento de energia” do seu corpo. Você tem PF igual à sua SU. P. ex., SU 10 dá 10 PF.
Rapidez Básica (RB) é uma medida de seus reflexos e rapidez física geral. Isso ajuda a determinar sua velocidade de corrida, sua chance de se esquivar de um ataque e a ordem em que você age em combate (uma RB alta permitirá que você “reaja” a seus inimigos).
Para calcular a RB, some sua SU e DS e divida o total por 4. Não arredonde. Um 5,25 é melhor que um 5!
Esquiva: Sua defesa de Esquiva (v. Esquivando) é igual à RB + 3, eliminando todas as frações. Por exemplo, se sua RB é 5,25, sua Esquiva é 8. Você deve jogar abaixo de sua Esquiva em 3d para se esquivar ou desviar de um ataque.
Moção Básica (MB) é sua velocidade no solo em metros por segundo. Isto é o quão rápido você pode correr (embora você possa ir um pouco mais rápido numa “carreira” em linha reta; v. Correndo).
MB começa igual a RB, menos quaisquer frações; por exemplo, RB 5,75 dá MB 5. Uma pessoa comum tem MB 5; portanto, ela pode correr cerca de 5 m/s se não estiver sobrecarregada.
Dano
Sua FR determina quanto dano você causa em combate desarmado ou com uma arma branca. Dois tipos de danos derivam da FR:
Dano de Bote (abreviado como “BOT”) é o seu dano básico com um soco, chute ou mordida, ou um ataque com uma arma de ponta, como uma lança ou uma rapieira.
Dano de Balanço (abreviado como “BAL”) é o seu dano básico com uma arma de balanço, como um machado, clava ou espada – qualquer coisa que atue como uma alavanca para multiplicar sua FR.
Consulte a tabela a seguir para seus danos básicos. Isso é dito no formato “dado+bônus”.
Tabela de Dano
Em sua ficha de personagem, anote BOT seguido de BAL, separado por uma barra; p. ex., se você tem FR 13, você anota “Dano 1d/2d-1”.