Uma “habilidade” é um tipo particular de conhecimento; p. ex., caratê, física, mecânica automotiva ou um feitiço mortal. Cada habilidade é separada, embora algumas a ajudem a aprender outras. Assim como na vida real, você começa sua carreira com algumas habilidades e pode aprender mais se passar algum tempo treinando.
Um número chamado “nível de habilidade” mede sua habilidade com cada uma delas: quanto maior o número, maior sua habilidade. Por exemplo, “Espadas Curtas 17” significa um nível de habilidade de 17 com a espada curta. Quando tenta fazer algo, você (ou a MJ) joga 3d contra a habilidade apropriada, modificada para aquela situação em particular. Se o número que você jogar for menor ou igual à sua pontuação modificada para essa habilidade, você terá sucesso! Mas um lançamento de 17 ou 18 é uma falha automática. Para mais informações sobre jogadas de habilidades, modificadores, sucesso e fracasso, v. Jogadas de Sucesso.
Atributos Controladores
Cada habilidade é baseada em um dos quatro atributos básicos. Seu nível de habilidade é calculado diretamente a partir deste “atributo controlador”: quanto maior sua pontuação de atributo, mais eficaz você é com todas as habilidades baseadas nele! Se o conceito da sua personagem exigir muitas habilidades com base em um determinado atributo, você deve considerar começar com um nível alto nesse atributo, pois isso será mais econômico a longo prazo.
Habilidades baseadas em FR dependem todas do muque e são raríssimas.
Habilidades baseadas em DS dependem de coordenação, reflexos e mãos firmes.
Habilidades baseadas em IT exigem conhecimento, criatividade e raciocínio.
Habilidades baseadas em SU são governadas pela condição física.
Nível de Dificuldade
Alguns campos exigem mais estudo e prática do que outros. O SUGIP Leve usa três “níveis de dificuldade” para avaliar o esforço necessário para aprender e melhorar uma habilidade. Quanto mais difícil a habilidade, mais pontos você deve gastar para comprá-la em um determinado nível de habilidade.
Habilidades fáceis são coisas que qualquer uma poderia fazer razoavelmente bem após um curto período de aprendizado.
Habilidades médias incluem a maioria das habilidades de combate, de ofícios mundanos, e a prática social e de sobrevivência que as pessoas comuns usam diariamente.
Habilidades difíceis requerem estudo formal intensivo ou treinamento.
Habilidades Tecnológicas
Certas habilidades são diferentes em cada nível tecnológico (v. Nível Tecnológico) e são designadas por “/NT”. Quando você aprende tal habilidade, deve fazê-la num nível tecnológico (NT) específico. Sempre anote o NT em tal habilidade. Navegação/NT2 (consulta as estrelas e um astrolábio) não é nada como Navegação/NT8 (obtenha sua localização de um receptor SPG*).
Você aprende habilidades tecnológicas em seu NT pessoal. Pode escolher habilidades de um NT mais baixo, também. Você só pode aprender habilidades de um NT mais alto em jogo – e somente se tiver um professor e a habilidade não for baseada em IT. Para aprender habilidades tecnológicas baseadas em IT de um NT mais alto, você deve, primeiro, aumentar seu NT pessoal.
*Sistema de Posicionamento Global.
Comprando Habilidades
Para aprender ou melhorar uma habilidade, você deve gastar pontos de personagem. Quando gasta pontos em uma habilidade, está recebendo treinamento para elevar essa habilidade a um nível útil. As habilidades são fáceis de aprender no início – um pouco de treinamento ajuda bastante! Mas a melhoria adicionada custa mais.
Tabela de Custo de Habilidades
O custo em pontos de uma habilidade depende de duas coisas: sua dificuldade e o nível final da habilidade que você deseja atingir. Use a Tabela de Custo de Habilidade (acima) para calcular o custo de pontos de uma habilidade.
A primeira coluna mostra o nível de habilidade que você está tentando atingir, relativo ao atributo controlador da habilidade – DS para habilidades baseadas em DS, IT para habilidades baseadas em IT, e assim por diante. Por exemplo, se sua DS fosse 12, um nível de “Atributo-1” seria DS-1, ou 11; “Atributo+0” seria DS, ou 12; e “Atributo+1” seria DS+1, ou 13.
As próximas três colunas mostram os custos de pontos de personagem para aprender habilidades de diferentes dificuldades – Fácil, Médio e Difícil – no nível de habilidade desejado. Habilidades mais difíceis custam mais pontos para aprender!
Habilidade Padrão: Usando Habilidades Que Você Não Sabe
A maioria das habilidades tem um “nível padrão”: o nível em que você usa a habilidade se não tiver treinamento. Uma habilidade tem um nível padrão se for algo que todas podem fazer… um pouco. Como regra, uma habilidade padroniza seu atributo controlador em -4 se Fácil, -5 se Médio ou -6 se Difícil.
Algumas habilidades não têm nível padrão. Por exemplo, Caratê é complexo o suficiente para que você não possa usá-lo de modo algum sem treinamento.
A Regra do 20
Se uma habilidade padrão para um atributo básico maior que 20, trate esse atributo como 20 ao calcular a habilidade padrão. Personagens sobre-humanos recebem bons padrões, mas não super.
Quem Pega um Padrão?
Apenas indivíduas de uma sociedade onde uma habilidade é conhecida podem tentar uma jogada padrão contra a mesma. P. ex., o padrão para a habilidade Mergulho assume que você é de um mundo onde existe equipamento de mergulho e onde a maioria das pessoas teria alguma ideia – mesmo que apenas na TV – de como usá-lo. Uma amazona medieval, transportada para o século 21, não receberia uma jogada padrão para usar tal equipamento na primeira vez que o visse!
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