sexta-feira, 29 de abril de 2022

Riqueza e Influência

    Agora você precisa determinar sua posição na sociedade: quanto dinheiro tem, quais privilégios goza e como outras reagem a você?


Riqueza

    A riqueza é relativa. Uma estadunidense de renda média vive com mais luxo do que uma rainha medieval, embora possa ter menos moedas de ouro em seu porão. Tudo depende do mundo do jogo.

    A riqueza pessoal é classificada em “níveis de riqueza”. Um nível “Média” não custa pontos e permite que você mantenha um estilo de vida médio para o seu mundo de jogo. O restante dessas regras se aplica se você for excepcionalmente pobre ou rica, ou tiver uma fonte de renda que não exija que você trabalhe.


Riqueza

Variável

    Riqueza acima da média é uma vantagem; significa que você começa com duas ou mais vezes a riqueza inicial média do seu mundo de jogo. Riqueza abaixo da média é uma desvantagem; significa que você começa com apenas uma fração da riqueza inicial média.

    Falida:Você não tem emprego, fonte de renda, dinheiro e nenhuma propriedade além das roupas que está vestindo. Ou você não pode trabalhar ou não há empregos a serem encontrados. -25 pontos.

    Pobre: Sua riqueza inicial é apenas 1/5 da média da sua sociedade. Alguns empregos não estão disponíveis para você, e nenhum emprego que você encontra paga muito bem. -15 pontos.

    Batalhadora: Sua riqueza inicial é apenas 1/2 da média da sua sociedade. Qualquer trabalho está aberto para você (você pode ser uma doutora frustrada ou atriz de cinema), mas você não ganha muito. -10 pontos.

    Média: O nível de riqueza padrão, conforme explicado acima. 0 ponto.

    Confortável: Você trabalha para viver, mas seu estilo de vida é melhor do que a maioria. Sua riqueza inicial é o dobro da média. 10 pontos.

    Rica: Sua riqueza inicial é 20 vezes a média. 20 pontos.

    Muito Rica: A riqueza inicial da personagem é 20 vezes maior do que a média. 30 Pontos.

    Podre de Rica: Sua riqueza inicial é 100 vezes a média. Você pode comprar quase tudo o que quiser sem considerar o custo. 50 pontos.


Reputação

    É possível ser tão conhecida que sua reputação se torne uma vantagem ou uma desvantagem. Isso afeta as jogadas de reação feitas por PNJ.

    Os detalhes de sua reputação dependem inteiramente de você, que pode ser conhecida por bravura, ferocidade, comer cobras verdes ou o que quiser. No entanto, você deve dar detalhes.

    Especifique o modificador da jogada de reação que você recebe de pessoas que a reconhecem. Isso determina o custo base de sua reputação. Para cada bônus de +1 nas jogadas de reação (até +4), o custo é de 5 pontos. Para cada ônus de -1 (até -4), o custo é de -5 pontos.


Importância

    Seu lugar formalmente reconhecido na sociedade é distinto de sua fama e fortuna pessoais.


Situação

5 pontos/nível

    Situação é uma medida de posição social. Na maioria dos mundos de jogo, os níveis de Situação variam de -2 (serva ou indigente) a 8 (imperadora poderosa ou rainha-deusa), com a mulher média sendo Situação 0 (mulher livre ou cidadã comum). Se você não comprar especificamente Situação, você tem Situação 0. Situação custa 5 pontos por nível. P. ex., Situação 5 custa 25 pontos, enquanto Situação -2 custa -10 pontos.

    Situação maior que 0 significa que você é uma membra da classe dominante em sua cultura. Como resultado, outras em sua cultura apenas se submetem a você, dando a você um bônus em todas as jogadas de reação. Situação inferior a 0 significa que você é uma serva ou escrava, ou simplesmente muito pobre.


Nenhum comentário:

Habilidades

Uma “habilidade” é um tipo particular de conhecimento; p. ex., caratê, física, mecânica automotiva ou um feitiço mortal. Cada habilidade é ...