SUGIP significa “Sistema Universal Genérico de Interpretação de Papéis”, o JIP do qual essas regras foram condensadas. Por que é chamado assim? Bem…
“Sistema”. Já foram publicados quase duzentos livros diferentes para SUGIP, em oito línguas diferentes (até agora). Em todo o mundo ele é conhecido e reconhecido como um modelo de sistema de JIP.
“Universal”. O sistema básico de regras foi desenvolvido com ênfase no realismo. Ele pode ser usado em qualquer situação – cenários de fantasia ou históricos; no passado, presente ou futuro.
“Genérico”. SUGIP começa com regras simples e pode ser ampliado de modo a ter tanto detalhe quanto você queira. Essa versão condensada apresenta as “regras básicas” com as quais a maior parte das MJ começam.
“Interpretação de Papéis”. Esse não é apenas um jogo de “matar, pilhar e destruir”. As regras foram escritas de modo a tornar possível uma boa interpretação – e encorajá-la. Em SUGIP você pode, durante algum tempo, fingir ser uma outra pessoa.
Material Necessário Para se Jogar
Para jogar, você precisa dessas regras, três dados de seis faces, lápis e uma folha de papel em branco.
Sobre o SUGIP Leve
Este é um resumo do que é “essencial” em SUGIP: todas as regras fundamentais, sem as opções e adornos que com frequência confundem as jogadoras novatas. Depois que se sentir confortável com estas regras, você pode pegar o SUGIP Módulo Básico (em breve) e ir direto para a ação. Mestras experientes irão, esperamos, encontrar neste livro uma ferramenta valiosa para ensinar a brincadeira para novas jogadoras.