sexta-feira, 1 de abril de 2022

Glossário

 SUGIP é um JIP (jota-i-pê). E, como qualquer passatempo, tem seu próprio linguajar. Para ajudá-la a compreender os conceitos e termos usados neste jogo (e em outros JIP), começaremos com algumas definições:


Jogo de Interpretação de Papéis (JIP): uma brincadeira na qual as participantes representam pessoas imaginárias ou personagens, em um ambiente histórico ou ficcional, e tentam agir da forma que estas personagens agiriam.

Mestra(e) do Jogo (MJ): é a árbitra que escolhe as aventuras, descreve às jogadoras o que ocorre nelas, avalia os resultados e distribui os pontos de bônus.

Personagem: qualquer ser – pessoa, animal, robô etc. – que é representada pela MJ ou por uma das jogadoras.

Personagem Não-Jogador(a) (PNJ): qualquer personagem representada pela MJ.

Personagem Jogador(a) (PJ): uma personagem criada e representada por uma das jogadoras.

Estatísticas: nome pelo qual nos referimos aos valores numéricos que descrevem uma personagem, parte do equipamento etc, coletivamente.

Grupo: um conjunto de PJ que participam em uma mesma aventura.

Mundo de Jogo: uma ambientação para jogo; um cenário. “Mundo” pode significar, “planeta”, mas também pode se referir a uma região ou a um período histórico… ou até mesmo a um universo inteiro.

Aventura: a “unidade” básica em um JIP, a aventura representa uma missão ou trama simples. Ela pode requerer várias seções de jogo, ou apenas uma.

Encontro: uma “cena” de uma aventura, normalmente uma reunião de PJ e uma ou mais PNJ.

Campanha: uma série contínua de aventuras. Normalmente, as campanhas têm o mesmo elenco de personagens de jogadoras, e a mesma MJ (ou time de MJ). Ela pode ser transferida de um mundo de jogo para outro, por qualquer que seja o motivo.

Raça: a espécie à qual a personagem pertence. Personagens não-humanos (elfas, anãs, hobbits e marcianas, por exemplo) são comuns em JIP.

Habilidades

Uma “habilidade” é um tipo particular de conhecimento; p. ex., caratê, física, mecânica automotiva ou um feitiço mortal. Cada habilidade é ...