sábado, 9 de abril de 2022

Atributos Básicos

    Quatro números chamados “atributos” definem suas habilidades básicas: Força (FR), Destreza (DS), Inteligência (IT) e Saúde (SU).

    Um valor de 10 em qualquer atributo é gratuito e representa a média humana. Valores mais altos custam pontos: 10 pontos para aumentar FR ou SU em um nível, 20 pontos para aumentar DS ou IT em um nível. Da mesma forma, valores inferiores a 10 têm um custo negativo: -10 pontos por nível para FR ou SU, -20 pontos por nível para DS ou IT. (Lembre-se de que valores de pontos negativos significam que você recupera esses pontos para gastar em outra coisa!)

    A maioria das personagens tem atributos na faixa de 1 a 20, e a maioria das humanas normais tem valores na faixa de 8 a 12. Valores acima de 20 são possíveis, mas normalmente reservadas para seres divinos – pergunte à MJ antes de comprar tal valor. No outro extremo da escala, 1 é o valor mínimo para uma humana.

    Os atributos básicos que você selecionar determinarão suas aptidões – seus pontos fortes e fracos – ao longo do jogo. Escolha sabiamente:

    6 ou menos: Incapaz. Um atributo tão ruim restringe severamente seu estilo de vida.

    7: Ruim. Suas limitações são claramente óbvias para qualquer uma que a conheça. Este é o valor mais baixo que você pode ter e ainda parecer em “boa forma”.

    8 ou 9: Abaixo da média. Tais valores são limitantes, mas dentro da faixa humana. A MJ pode proibir atributos abaixo de 8 para aventureiras ativas.

    10: Média. A maioria das humanas se dá bem com um valor de 10!

    11 ou 12: Acima da média. Esses valores são superiores, mas dentro da faixa humana.

    13 ou 14: Excepcional. Tais atributos são claramente aparentes – como músculos salientes, graça felina, língua afiada ou saúde de ferro – para quem a conhece.

    15 ou mais: Incrível. Um atributo tão alto atrai comentários constantes e provavelmente orienta suas escolhas de carreira.


Força (FR)


± 10 pontos/nível

    Força mede o poder físico e compleição. É crucial se você é uma guerreira em um mundo primitivo, pois FR alta permite que você distribua e absorva mais danos em combate mano a mano. Qualquer aventureira achará FR útil para levantar e arremessar coisas, mover-se rapidamente com uma carga, etc.

    Força é mais “aberta” do que outros atributos; valores superiores a 20 são comuns entre seres como grandes animais, monstros de fantasia e robôs.


Destreza (DS)

± 20 pontos/nível

    Destreza mede uma combinação de agilidade, coordenação motora grossa e fina. Ela controla sua aptidão básica na maioria das habilidades atléticas, de luta, operação veicular, e em habilidades artesanais que exigem um toque delicado. A DS também ajuda a determinar a Rapidez Básica (uma medida do tempo de reação) e a Moção Básica (quão rápido você corre).


Inteligência (IT)

± 20 pontos/nível

    Inteligência mede amplamente o poder cerebral, incluindo criatividade, intuição, memória, percepção, razão, sanidade e força de vontade. Ela rege sua aptidão básica com todas as habilidades “mentais” – ciências, interação social, magia, etc. Qualquer feiticeira, cientista ou engenhoqueira precisa de um alto nível de IT antes de tudo. As características secundárias de Vontade e Percepção são baseadas em IT.


Saúde (SU)

± 10 pontos/nível

    Saúde mede energia e vitalidade. Representa resistência, resistência (a veneno, doença, radiação, etc.) e “firmeza” básica. Uma alta SU é boa para qualquer uma – mas é vital para guerreiras de baixa tecnologia. SU determina os Pontos de Fadiga e ajuda a determinar a Rapidez Básica e a Moção Básica.


Carga Básica (CB)

    A Carga Básica é o peso máximo que você pode levantar sobre a cabeça com uma mão em um segundo. É igual a (FR x FR)/10 kg. Se CB for igual ou superior a 5 kg, arredonde para o número inteiro mais próximo; p. ex., 7,35 kg tornam-se 7 kg. A humana média tem FR 10 e CB de 10 kg.



Lateralidade

    Decida se você é destra ou canhota. Sempre que você tenta fazer algo significativo com a outra mão, você está com -4 de habilidade. Isso não se aplica a coisas que você normalmente faz com a “outra” mão, como usar um escudo.

    SUGIP não distingue entre personagens canhotas e destras; ambas são 0 ponto. No entanto, Ambidestria é uma vantagem que custa pontos.

Habilidades

Uma “habilidade” é um tipo particular de conhecimento; p. ex., caratê, física, mecânica automotiva ou um feitiço mortal. Cada habilidade é ...