sexta-feira, 8 de abril de 2022

Pontos de Personagem

    Os pontos de personagem são a “moeda” da criação da personagem. Qualquer coisa que melhore suas aptidões custa pontos de personagem: você deve gastar pontos iguais ao preço listado de uma aptidão para adicionar essa aptidão à sua ficha de personagem e usá-la em jogo. Qualquer coisa que reduza suas capacidades têm um custo negativo – ou seja, devolve alguns pontos. P. ex., se você começa com 125 pontos, compra 75 pontos de vantagens e tira -15 pontos de desvantagens, você tem 125 - 75 + 15 = 65 pontos restantes.

Pontos Iniciais

    A MJ decide com quantos pontos de personagem as PJ – as heroínas – começam. Isso depende de quão capaz ela quer que elas sejam. Alguns exemplos de níveis de poder, com pontos iniciais sugeridos:

    Fraco (menos de 25 pontos): Crianças pequenas, escravos irracionais, zumbis, etc.

    Médio (25-50 pontos): Pessoas comuns, como contadores e táxistas.

    Competente (50-75 pontos): Atletas, policiais novatos, gente rica… qualquer um que leve uma vantagem clara sobre as pessoas “comuns” numa aventura.

    Excepcional (75-100 pontos): Atletas olímpicos, policiais veteranos, etc.

    Heroico (100-200pontos): Pessoas que se encontram, realmente, no ápice da realização física, mental ou social; p. ex., cientistas de renome internacional, Tubarão do GRUMEC¹ e milionários.

    Maior Que A Vida (200-300 pontos): Papéis principais nos filmes de kung fu, romances fantásticos, etc.

    Lendário (300-500 pontos): Protagonistas de poemas épicos e folclóricos.

    Esse nível inicial de pontos é, às vezes, chamado de nível de poder da campanha.


¹membro do Grupamento de Mergulhadores de Combate, tropa de elite da Marinha do Brasil.

Limite de Desvantagens

    Uma desvantagem é qualquer coisa com um custo negativo, incluindo atributos baixos, situação social reduzida e todas as deficiências específicas listadas em Desvantagens. Em teoria, você poderia continuar adicionando desvantagens até ter pontos suficientes para comprar quaisquer vantagens e habilidades que desejasse. Na prática, a maioria das MJ vai querer estabelecer um limite para os pontos de desvantagem que uma PJ pode ter. Uma boa regra é manter as desvantagens em 50% dos pontos iniciais – por exemplo, -75 pontos em um jogo de 150 pontos.

Habilidades

Uma “habilidade” é um tipo particular de conhecimento; p. ex., caratê, física, mecânica automotiva ou um feitiço mortal. Cada habilidade é ...